quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Relato de Cura - Pedro

Vamos começar este post com um VIVA!

Vamos festejar comendo brigadeiro, doce de leite, iogurtes e sorvetes - Isso se o Pedro resolver gostar de doces! 

A exatos 15 meses, quando Pedro tinha apenas 3 meses, recebi o diagnóstico de APLV (alergia às Proteínas do Leite de Vaca - caseína, albumina e globulina - pois é, não tem nada a ver com lactose).

A exatos 15 meses tive minha vida revirada do avesso, era tanta coisa para aprender, traços, rótulos, palavras que significavam leite, alergia múltipla, reação cruzada, choque anafilático... Ufa! Que desespero, quantas decisões eu deveria tomar:

-Expor ou não a traços
-Expor ou não a vida social e aos riscos de reações inesperadas
 
Isso só para citar alguns exemplos...

Com o tempo fomos encontrando o equilíbrio, vivemos maravilhosamente bem esses meses, o medo nos acompanhava, mas o amor pelo nosso filho era maior do que tudo...

Perdemos festas, escolhemos ficar em casa no natal. 

Nada foi feito com sofrimento ou com a postura de quem está contrariado, apenas aceitamos isso como uma fase necessária ao crescimento e desenvolvimento natural do filho que Deus nos deu, filho alérgico, e ponto!

Decidimos que não teríamos nada com leite em casa, nem soja, também desistimos de comer fora, pizza nem pensar, queijo, requeijão que eu amava, simplesmente não entravam mais em casa.

É importante falar que "talvez" não fosse necessário tanto cuidado, os médicos não chegam a um acordo sobre as reações à traços, tolerância etc... Na dúvida, fizemos o que nos mandava o coração!

Escrevendo este post parece que foi fácil né? Não é, mas a maneira positiva que encaramos tudo tornou doce esse período.

Bom, quando Pedro fez 1 ano, achamos que estava na hora de ouvir a opinião de um médico particular, apenar do convênio que pagamos desde que o Pedro nasceu as consultas de 5 minutos sempre deixavam dúvidas e mais dúvidas sem respostas e então fomos pela primeira vez na Dra. Maraci Rodriguês, uma gastro conceituada, e super indicada por outras mães de alérgicos.

Na primeira em fevereiro/13 ela queria trocar a fórmula de aminoácidos (Aa) pela fórmula hidrolisada, apesar de confiar muito nela eu ainda não me sentia preparada para a descida do leite, conversamos muito, eu me sentia temerosa por possíveis reações, saí de lá com a indicação de mais 3 meses da fórmula de Aa.

Foi uma sábia decisão a minha foram 3 meses de viroses atrás de viroses, uma infecção na garganta que ele "pegou" da prima e para completar uma infecção por rotavírus, Deus não permitiu que testasse o leite naquele momento, se eu tivesse feito associaria tudo isso ao leite e nunca a coisas de criança!

Em maio nova consulta, desta vez estava em crise de broncoespasmos, foi indicado trocar a medicação de controle para um medicamento mais forte, com a crise nem pensar em trocar de leite. 

Eu voltei para casa bem desanimada e marquei retorno com a pneumologista, essa crise de broncoespasmo ele só tinha tido antes dos 6 meses quando começamos o controle de asma, foram 8 meses sem crise e foram também 8 meses onde as gatas que eu criava ficaram na casa da minha irma... Hum, coincidentemente foi as gatas voltarem para casa para que ele tivesse crise, 1 mês com as gatas, 1 mês com crises, as gatas saíram e as crises sumiram! 

Alergia a Gatos detectada! Mudamos as gatas de casa, agora vivem no escritório do marido, já são 4 meses sem crise e sem medicação!

Bom, após a consulta com a pneumo e a conclusão que os broncoespasmos eram reações às gatas, resolvemos liberar o leite...

Isso foi em junho, festa junina, e o contato com traços na festa, comeu a comida da casa da tia Glícia, o frango da casa da tia Valda e tudo bem...

Passou a comer a comida da vovó Luzia, da vovó Solange, da Bisa Vó Dete e comida de restaurante... (quase 2 mês de testes)

Tudo certo, nenhuma reação com traços, nova consulta e resolvemos trocar a fórmula de Aa pela fórmula hidrolisada...

Foi no começo de agosto isso, a troca das fórmulas foi gradual, 1 medida a aumentada a cada 3 dias, até que tomava a mamadeira inteira de hidrolisado.

Em set
embro começamos a testar o leite em preparados (tomei coragem depois que a Dra. falou que quem não reage a traços está curado). Pedro comeu pães, bolos e biscoitos com leite por umas 2 semanas, nada de reação, então eu comecei a ter coragem de dar leite puro para ele, era um sonho para o qual estava me preparando....

Então no dia 5 de outubro Pedro tomou leite pela primeira vez desde o diagnóstico de APLV... Foi no susto, eu saí com o Marcelo por 3 horas, deixamos ele com minha mãe e irmã, Pedro pediu "dedera" e ela fez com o leite ao invés de fazer com a fórmula hidrolisada...

Foram 2 dias tensos, esperamos reações, uma diarreia pelo menos, mas ele não teve nada, absolutamente nada!

Como a alergia do Pedro não é mediada, resolvemos esperar e ir oferecendo leite, iogurtes, sorvetes, ele tem tomado leite a 18 dias e não teve nenhuma reação...

Oferecemos iogurte e sorvete que ele prova e não aceita, acredito que seja por conta do açúcar que ele não está acostumado, ou por causa da textura que ele nunca gostou.

Ontem oferecemos queijo para ele, comeu, gostou e pediu mais...

Considero Pedro curado, voltaremos no médico apenas em dezembro quando finalmente iremos receber alta, até lá estou aceitando convites para comer tudo que tenha leite na casa dos amigos e parentes, Pedro precisa conhecer novos sabores e eu preciso recuperar os 20kg perdidos desde que comecei a fazer a dieta dele....

Fim...

Ops, ainda tem os agradecimentos:

Gostaria de agradecer a todas as meninas do grupo GPM:
Amigas virtuais que me apoiaram desde a gravidez, que me ouviram quando não consegui amamentar o Pedro, que me orientaram quando descobri a alergia, um abraço forte para a Dani Souza e Aretha Guimarães que tiveram filhos APLV antes de mim e me orientaram no início da caminhada.

Gostaria de agradecer também aos grupos MFAL e Amigas da Alergia, pelo apoio, receitas, oportunidade de aprender, ajudar e ser ajudada.

Quero que saibam que não vou citar nomes, são mais de 100 pessoas, que eu guardo no meu coração, que aprendi a gostar e respeitar...

Obrigada à minha família e amigos, pela compreensão da minha ausência, por me amarem e por ouvir tanto eu falar sobre alergia...hahaha

E Deus obrigada pela alergia do Pedro,  por todo aprendizado, pela oportunidade de crescer, de aprender com a alergia, e por tudo de bom que a alergia trouxe para a minha vida!



3 comentários: